PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL

O Novo Direito Previdenciário

Curso em parceria com:

Apresentação do Curso:

O Direito Previdenciário tem passado por mudanças significativas, diante dessa realidade, o curso tem por objetivo abordar as principais inovações no âmbito previdenciário e apontar caminhos para a obtenção de uma adequada e justa proteção social dos segurados da Previdência Social.

O corpo docente do curso é formado por profissionais gabaritados na área e com reconhecimento nacional e internacional, constituído por juízes federais e advogados de destacada atuação, todos com a titulação de mestre ou doutor.

Público-Alvo: Magistrados, servidores, advogados, alunos e bacharéis em direito.

Carga Horária Total: 360 horas
Aulas: sexta-feiras e sábados
Sexta-feira: das 19:00 às 22:30.
Sábado: Das 08:30 às 12:00 (eventualmente: Das 14:00 às 18:00)

Início das Aulas: 07 de Fevereiro 2020

Professores:

Diferenciais do Curso:

  1. A finalidade do curso é garantir pleno acesso ao conhecimento;
  2. Análise de aspectos práticos como base em estudo de casos;
  3. Intercambio de experiência da vivência prática do direito material e processual penal;
  4. Corpo docente composto por Juízes, Mestres e Doutores;
  5. Biblioteca e sala de estudos;
  6. Disponibilização de material didático (jurisprudência, slides) on-line, na área do restrita do aluno;
  7. Certificação de Especialista 360H.

Conteúdo Programático:

1. INTRODUÇÃO À SEGURIDADE SOCIAL 60 H/A
Introdução ao Direito Previdenciário José Antonio Savaris
Regime Geral da Previdência Social na Nova Previdência Érico Sanches Ferreira dos Santos
Interpretação e Aplicação no Direito Previdenciário José Antonio Savaris
Regime Próprio de Previdência Social na Nova Previdência Daniel Machado da Rocha

 

2. DISPOSIÇÕES RELATIVAS AOS SEGURADOS DO RGPS 60 H/A
Beneficiários do RGPS – Ênfase nos Segurados Melissa Folmann
Custeio da Seguridade Social e contribuição dos Segurados Noa Piatã Bassfeld Gnata
Procedimento Administrativo e contribuições dos segurados Paulo Vítor Nazario
Atualização normativa e jurisprudencial em matéria previdenciária
Requisitos Genéricos – Qualidade de Segurado e Carência André Luiz Moro Bittencourt

 

3. PRESTAÇÕES DO RGPS PARTE 01 60 H/A
Benefícios devidos aos trabalhadores rurais Jane Lúcia Berwanger
Temas relacionados à aposentadoria especial e ATC PcD Adriane Bramante
Aposentadoria por idade urbana e Tempo de Contribuição Alberto Patino Vargas
Precedentes Vinculantes em Matéria Previdenciária José Antonio Savaris

Érico Sanches Ferreira dos Santos

 

4. PRESTAÇÕES DO RGPS PARTE 02 60 H/A
Benefícios devidos aos dependentes e por encargos familiares João Batista Lazzari
Benefícios por Incapacidade Laboral André Luiz Moro Bittencourt
Acidente de Trabalho e Previdência Social Leonardo Zicarelli
Atualização normativa e jurisprudencial em matéria previdenciária
Temas Relacionados à Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Victor Souza

 

5. DIREITO PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIO 60 H/A
Prática em Processo Administrativo no INSS Leandro Murilo Pereira
Direito Processual Previdenciário José Antonio Savaris
Ações Revisionais Eduardo Palmeira
Relações entre o D. Previdenciário e o D. do Trabalho Patrícia Noll
Recursos no âmbito dos Juizados Especiais Federais Jairo Gilberto Schaffer

 

6. DIREITO PREVIDENCIÁRIO ATUAL
Alterações normativas e jurisprudencial no âmbito do Regime Geral da Previdência Social José Antonio Savaris

Érico Sanches Ferreira dos Santos

Alterações normativas e jurisprudencial no âmbito do Regime Próprio de Previdência Social Melissa Folmann

Matrículas:

Para mais informações entre com contato com a secretaria da ESMAFE Paraná pelo telefone: (41) 3078-6600, pelo email: meajuda@esmafe.com.br ou pelo WhatsApp (41) 9 8889-9085

Nossa Metodologia:

A Faculdade Pólis Civitas, IES realizadora deste curso, através da exitosa parceria e apoio da Escola da Magistratura Federal do Paraná – ESMAFE/PR, investe em estrutura e corpo docente para oferecer aos alunos excelentes plataformas de educação e aprendizagem, seja nos cursos presenciais, quanto nos cursos online.

Em nossos cursos presenciais inserimos métodos de avaliação contínua de aprendizado, com a realização de simulados, discussão de temas em grupos semanais de estudos, módulos auxiliares de resolução de questões e aulas temáticas com foco na jurisprudência atual, elaboração e disponibilização de material de apoio aos professores, além de acompanhamento de resultados de satisfação do aluno em relação à Faculdade Pólis Civitas e seu corpo docente, além da ESMAFE/PR, por meio de relacionamento pessoal da coordenação pedagógica junto ao corpo discente e das enquetes encaminhadas aos alunos.

Nosso atendimento administrativo e o suporte ao aluno são reiteradamente avaliados como excelente pelos alunos, tanto na modalidade de cursos presenciais como nos cursos online.

Nossos cursos Online e Presenciais são oportunidades para quem busca crescimento e atualização na área do Direito.

Coordenador Científico: José Antonio Savaris – Juíz Federal
Coordenador ESMAFE Paraná: Luiz Alberto Rebelatto Filho
Diretora Geral da Faculdade Pólis Civitas: Geslani Cristina Grzyb Pinheiro

Formados ESMAFE Paraná

Thiago de Abreu e Silva
Thiago de Abreu e Silva
Read More
"A trajetória para ser aprovado no concurso de Juiz Federal é árdua. O curso de Pós-Graduação em Direito Público da ESMAFE Paraná prepara os alunos apresentando em sala de aula diversos pontos necessários para obter a aprovação. Agradeço a todos do curso pelo bom atendimento, boas aulas e por estar mais próximo de conquistar meus objetivos."
Isadora Astete Panza
Isadora Astete Panza
Read More
“Apesar da carga horária puxada o curso é muito bom e tem muito a agregar. As matérias do primeiro semestre foram excelentes. A estrutura da ESMAFE/PR é ótima e os funcionários são super simpáticos! Valeu a experiência de estar aqui esse ano!”
Manoella Furquim
Manoella Furquim
Read More
"A ESMAFE - PR impressiona pela ótima infraestrutura, que nos permite estudar com conforto no contra turno e durante as aulas presenciais. Além disso, seria até injusto deixar de falar sobre os queridos funcionários da secretaria, Luiz e Iza, sempre super prestativos e competentes com todos os alunos."
Priscilla Aquino de Oliveira
Priscilla Aquino de Oliveira
Read More
"Agradeço a ESMAFE-PR por todo apoio e qualidade da equipe. Uma instituição de extrema qualidade e sempre preparada para ajudar. Meu eterno agradecimento."

O Novo Direito Previdenciário

De R$ 8.990,00 por 7.506,00
18x sem juros de:
R$ 417,00

José Antonio Savaris

Doutor em Direito da Seguridade Social pela Faculdade de Direito de São Paulo (USP, 2010). Mestre em Direito Econômico e Social (PUC-PR, 2002). Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991). Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica – Mestrado e Doutorado, UNIVALI-SC. Atualmente é Juiz Federal junto ao TRF 4ª Região, compondo a 3a Turma Recursal do Paraná. Docente Formador da ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Fundamentais Sociais, Direito de Proteção Social, Seguridade Social, Judicialização de Políticas Públicas, Hermenêutica e Argumentação Jurídica.

Jane Lucia Berwanger

Possui graduação em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1998), mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005) e doutorado em Direito Previdenciário pela PUC-SP (2013). Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Advogada Sócia-gerente de Jane Berwanger Advogados Associados. Atualmente é professora de Direito Previdenciário da Faculdade Atame, da Faculdade IMED , do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (CNEC), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, do Instituto Latino-americano de Direito Social (IDS), do Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER), da Universidade Feevale, da Escola de Magistratura Federal do Paraná, da Escola da Magistratura Federal do Rio de Grande do Sul, dentre outras. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Previdenciário. Autora de várias obras de Direito Previdenciário, tais como “Segurado Especial, Conceito para Além da Sobrevivência Individual”. Integrante do Conselho Editorial da Editora Juruá.Coordenadora da Revista Brasileira de Direito Previdenciário, editada pela LexMagister.

Daniel Machado da Rocha

É mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Juiz Federal junto ao TRF 4ª Região, compondo a 2ª Turma Recursal da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul. Foi Membro da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (biênio de 2014 a 2016). É professor coordenador da Especialização em Direito Previdenciário da Escola Superior da Magistratura Federal – ESMAFE/RS – onde leciona desde 1998. Membro da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social (ABDSS), cadeira de número 11. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário, atuando principalmente nos seguintes temas: Seguridade Social; Direitos Fundamentais Sociais e Direito Previdenciário. Autor, entre outras, das seguintes obras: Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social , 17 ed., São Paulo: Atlas, 2019; Normas Gerais de Direito Previdenciário e a Previdência do Servidor Público, Florianópolis: Conceito, 2012; Direito Fundamental à Previdência Social, Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

Melissa Folmann

Advogada, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário do IBDFAM, Adjunta da Diretora científica do IBDP ? Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Conselheira da OAB/PR, Membro do IAP – Instituto dos Advogados do Paraná, Professora da ESMAFE/PR (Escola da Magistratura Federal do Paraná), da ESMAFE/RS (Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul) e da graduação e pós-graduação da PUCPR, Professora convidada do Conselho da Justiça Federal – CJF, do Instituto Latino-Americano de Direito Social – IDS e de outras entidades, Mestre em Direito pela PUCPR, Membro do Conselho Editorial da Juruá Editora, Membro Honorário do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), Associada Benemérita do IBDP ? Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, autora de diversas obras e artigos, atuação como parecerista em diversos processos de repercussão junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça.

João Batista Lazzari

Doutor em Direito Público pela Universidade de Perugia/Itália. Pós-Doutor em Direito e Justiça Constitucional pela Universidade de Bologna/Itália. Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI. Juiz Federal do TRF da 4ª Região, atuando na 3ª Turma Recursal dos JEFs em Florianópolis/SC. Integrante da Turma Nacional de Uniformização dos JEFs (2013-2015). Formador de magistrados pela Escola Nacional de Magistrados da França e pela ENFAM – Brasil. Professor das Escolas da Magistratura Federal e do Trabalho de Santa Catarina. Professor do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ), cadeira de número 31. Membro da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social (ABDSS), cadeira de número 17. Co-autor das obras: Manual de Direito Previdenciário, 22 ed.Forense, 2019; Prática Processual Previdenciária, 11 ed. Forense, 2019, dentre outras.

André Luiz Moro Bittencourt

Advogado e Professor de Extensão e Pós Graduação. Graduado em Direito pela Universidade Tuiutí do Paraná; Pós Graduado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Federal do Paraná; Pós Graduado em Direito Previdenciário pelo Instituto Nacional de Formação Continuada em parceria com a Faculdade Inesp; Pós Graduando em Educação Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão. Mestrando em Gestão e Políticas Universitárias para o Mercosul pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (ARG).

Noa Piatã Bassfeld Gnata

Doutor e mestre em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP. Foi professor substituto na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB (2016) e em cursos de especialização lato sensu. Bacharel em Direito pela UFPR (2005).

Alberto Patino Vargas

Mestre em Direito Processual Civil e Cidadania. Professor em Programas de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Processo Previdenciário. Professor de Cursos de Aperfeiçoamento Profissional em Direito e Processo Previdenciário na Escola Superior da Ordem dos Advogados do Brasil da Seção do Paraná OAB-PR. Membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PR.

Leonardo Zicarelli

Advogado e Consultor na Área da Previdência Social e Acidente do Trabalho. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – SC e Universidade de Alicante (ESP). Pós Graduado em Direito Previdenciário pela Unicuritiba – Curitiba. Coordenador do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário no Paraná (2018-2020) e Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Paraná (gestão 2016-2018). Professor de Pós-Graduação no Curso Luiz Carlos, PUC-PR, Unicuritiba, ABDConst e Instituto Latino Americano de Direito Social. Palestrante em seminários e congressos em sua área de especialização.

Eduardo Palmeira

Juiz Federal na 25ª Vara Federal em Porto Alegre. Mestre em Direito. Professor de Direito Previdenciário e Processo Civil. Professor em diversos cursos de Pós-graduação (ESMAFE, UNISC, FEMARGS, FEEVALE, UNIRITTER, entre outros). 

Adriane Bramante

Possui graduação em DIREITO pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1993). É mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Doutoranda em Direito Previdenciário pela PUC/SP. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP. Coordenadora e Professora de pós-graduação da Faculdade Atame Brasília e Goiânia. Professora dos cursos de pós-graduação em Direito Previdenciário da Rede LFG; da PUC-PR; da Escola Paulista de Direito – EPD; do Centro de Estudos Renato Saraiva – CERS, EBRADI, Damásio Educacional, Faculdade Baiana, IMED-POA, IDS América Latina, dentre outras instituições de ensino do país. Autora dos livros: “Aposentadoria por Idade”, 2ª Edição” e “Aposentadoria Especial. Teoria e Prática”, 4ª Edição. Editora Juruá, bem como coautora do livro “Desaposentação. Teoria e Prática. 2ª Edição. “, Editora Juruá. Relatora do 13º Tribunal de Prerrogativas da OAB/SP no triênio 2016/2018. Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Previdenciário da Editora LexMagister. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/SP

Inicie Sua Matrícula:

Para iniciar sua matrícula no curso, preencha os campos abaixo com atenção, para que possamos entrar em contato para finalizar o processo

Atendimento:

Por favor, preencha todos os campos para que possamos te atender da melhor maneira.

Fale com a nossa Equipe!

Utilize os botões abaixo para selecionar uma forma de conversar com nossa equipe de especialistas.

Telefone: (41) 3078-6600
E-mail: meajuda@esmafe.com.br
Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 1167 Ahú, Curitiba/PR

Pré-Inscrição

As matrículas para a pós-graduação em RPPS iniciam em breve. Preencha o formulário abaixo para ser notificado em primeira mão.

Não se preocupe, não fazemos spam.

Inicie sua Matrícula:

Escolha um dos canais abaixo para iniciar sua matrícula com a secretaria da ESMAFE Paraná:

Telefone: (41) 3078-6600
E-mail: meajuda@esmafe.com.br
Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 1167 Ahú, Curitiba/PR